Ao contrário do que muitos pensam, as redes sociais não te ajudam a vender mais, mas te ajudam, sim, a construir um relacionamento com o seu público, atraindo potenciais clientes e possibilitando que eles conheçam o seu negócio e o seu produto.
Isso quer dizer que não basta abrir um perfil nas redes, postar fotos como se fosse um catálogo e esperar o milagre acontecer, viu? Para que as redes sociais tragam benefícios ao seu negócio, é preciso que você saiba como atrair o público certo, se conectar com ele, captar o seu interesse – em resumo, assim como na vida real, é preciso conquistar os clientes. Mas como fazer isso?! Separamos cinco sugestões para te ajudar a começar!
- Faça um vídeo para postar nos stories contando algo sobre a preparação do seu negócio!
Se a intenção fosse só ver fotos dos produtos, as pessoas entrariam logo no site da sua empresa, certo? O que elas buscam nas redes sociais é, além de conteúdo de qualidade, realmente conhecer a sua marca – e quem está por trás dela. Para isso, nada melhor do que dar aos seus seguidores um pouco do backstage. Mostrar etapas do processo de preparação, quem participa da equipe, as dificuldades encontradas… Que tal preparar um vídeo contando ou mostrando uma parte do cotidiano e postar nos stories?
- Escolha 3 imagens ou fotos das suas próximas postagens nas redes sociais.
Para preparar um conteúdo de qualidade que realmente esteja alinhado com o público que você deseja atrair, não dá pra decidir o que vai ser postado em cima da hora. Planejamento é a palavra-chave pra manter as redes sempre atualizadas (e priorizar a constância nas postagens é fundamental). Pensando nisso, que tal tirar um tempinho para programar os seus próximos posts? Assim, você não passa sufoco nem corre o risco de acabar fazendo uma postagem não tão boa só por causa da urgência.
- Liste 3 segmentos com os quais você poderia fazer uma parceria e ainda não fez.
Fazer parcerias estratégicas pode ser uma ótima forma de atrair um público que tenha interesse pelo seu serviço ou produto de maneira orgânica e eficaz. Essa parceria pode se dar até mesmo nas redes sociais, com lives em dupla, por exemplo, ou um parceiro produzindo um conteúdo específico para as redes do outro. Mas atenção: na hora de fazer parcerias, vale perceber se esse segmento tem realmente a ver com o seu e se o profissional está alinhado com os seus próprios valores – caso contrário, você pode acabar se queimando.
- Experimente usar algum aplicativo para deixar os seus stories mais criativos e chamar atenção do seu público!
Não é de hoje que o engajamento nos stories anda superando o engajamento no feed! Isso porque os usuários do Instagram estão passando mais tempo vendo as publicações dos stories do que as postadas na timeline. Então que tal investir um pouco de tempo e energia para produzir alguns stories mais caprichados? Existem vários aplicativos que podem te ajudar nisso, como, por exemplo, o StoryBoost, o StoryChic e o Storyluxe.
- Escolha uma foto ou arte e faça uma legenda transmitindo um conhecimento, oferecendo um conselho ou conteúdo.
Que, nas redes sociais, o conteúdo de valor é primordial para atrair novos clientes, não é mais novidade, né? Mas o poder das legendas para transmitir esse conteúdo também não deve ser subestimado! Algumas pesquisas mostram, inclusive, que as legendas mais longas estão se tornando tendência – isso porque o ser humano gosta de histórias! Não basta escrever uma frase somente, é preciso realmente transmitir uma história que vá envolver o seguidor e fazer ele se conectar com você.
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